segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Elementos

"Eu me levanto hoje pela Força do Céu,
Luz do Sol, Radiância da Lua,
Esplendor do Fogo, Velocidade do Raio,
Leveza do Vento, Profundidade do Mar,
Estabilidade da Terra, Firmeza da Rocha
"

(Lorica de São Patrício, 433 d.C. )

Como se pode ver, nem mesmo a Cristandade pôde tirar do bom Padraig a Celticidade no que ela tem de mais pagâo, a comunhão com o mundo natural, que é visto como bom, como tudo o mais que Deus criou.
Essa é a versão mais conhecida de uma lista de Elementos que compõem o mundo, que em outras versões tem 7, em um caso raro 11, mas que geralmente os lista como sendo 9 no total; as listas, independentemente de seu tamanho, em sua maioria correlacionam cada Elemento a uma parte do ser humano, num paralelo macrocosmo-microcosmo:

Céu--cabeça
Sol--face
Lua--mente
Vegetaçâo--cabelo
Nuvem--cérebro
Vento--respiração
Mar--sangue
Terra--carne
Rocha--osso

Algumas listas, como essa, incluem a Vegetação excluindo o Fogo: quando ele é incluído, seu correspondente é às vezes o olho, às vezes a alma; do mesmo modo a Nuvem e o Raio são intercambiáveis, embora aqui haja uma relação mais óbvia entre eles...Uma versão num manuscrito medieval, as Sete Partes de Adão, pôe o Espírito Santo como relativo à alma, e faz a interessantíssima proposição pela qual o Elemento que predominar na constituição do indivíduo também determina seu caráter, numa classificação tipológica peculiar (se a Rocha, melancólicos, se o Vento, instáveis, etc).
Mas olhemos essa lista de perto, com olhos de Druida...se os ossos, por exemplo, são as Rochas do corpo humano, as rochas são os Ossos do Mundo, não é?
Se estendermos isso aos outros Elementos, surge a imagem do Mundo como um gigantesco organismo -- essa imagem, na cabeça de vários autores acadêmicos e praticantes do Reconstrucionismo Celta, parece apontar para a possibilidade de que o desconhecido Mito da Criação Celta incluísse uma cena onde uma Divindade sacrifica Outra e usa as partes do Seu corpo para criar o Mundo e tudo o que há nele (os Nórdicos tem um paralelo no mito em que Odin e seus irmãos sacrificam o gigante Ymir e do seu corpo formam os Nove Mundos de Yggdrasil, e outras culturas Indo-Européias também apresentam o mesmo tema mítico, que é na verdade universal, como os mitos de Tiamat e P'an Ku demonstram)
Os 9 Elementos são uma parte central da minha prática, e eu os associo a inúmeras coisas que não constam das listas atestadas historicamente: para mim cada Elemento faz par com um número, cor, ave, animal, Divindade, planeta, virtude moral, função psíquica, sistema orgãnico, dia, hora, mês, ano, direção, festival da Roda do Ano, etc, etc, e enquanto eu for honesto e separar o que é fato histórico e o que é GPN minha não há mal nesse processo de adaptação para o uso moderno -- para o qual, aliás, eu convido a todos aqui: vão, criem suas listas, aprendam a ver os mil laços invisíveis que nos ligam com tudo o que há!

Benditos os Elementos, que dão forma ao Mundo
Benditas as minhas partes, que a Eles correspondem
Benditos os vínculos pelos quais eu sou Um com o Mundo
E o Mundo vive em mim

Nenhum comentário: