Esse é um assunto controverso tanto dentro quanto fora do meio druídico: algumas linhas enfatizam o aspecto devocional, religioso ou cultural dos rituais e não dão muita importãncia ao lado mágico, enquanto outras dedicam boa parte do treinamento, já nos primeiros passos, ao seu estudo e prática.
A imagem do Druida como Mago é poderosa, como certos personagens bem o provam e as lendas da Irlanda o registram, a tal ponto que em Irlandês moderno a palavra para magia é draíocht, "druidismo" (e por isso, na versão irlandesa dos livros de Harry Potter, Hogwarts se torna um Colégio Druídico ao pé da letra!)
O problema é que, fora alguns itens arqueológicos, relatos de folcloristas e trechos de histórias, não se conhece nenhum sistema de teoria e prática mágica Celta que tenha sobrevivido até hoje, e assim qualquer tentativa de usar magia precisa tomar emprestadas as práticas de outras linhas ou tentar reconstruir as práticas a partir do pouco que se sabe.
Antes de John Michael Greer se tornar o Arquidruida da AODA (que enfatiza o treinamento em magia já no grau de Candidato), ele criou para a Guilda dos Magos da ADF um sistema de magia adaptado ao rito-padrão deles, bastsnte completo e eficaz.
Ian Corrigan, também da ADF, vem desenvolvendo um trabalho de reconstrução mágica em seu blog que recentemente culminou em um manual, The Nine Moons, um treinamento passo-a-passo em magia num contexto Celta, rico em teoria e prática.
Mas, dirão alguns, porque magia? Se Arthur Clarke disse que "uma ciência suficientemente avançada é indistinguível da magia", isso significa que a ùltima pode ser substituída pela primeira e portanto está obsoleta?
A questão é que ambas não são a mesma coisa, nem em seus paradigmas e nem em seus propósitos -- como foi dito com muita sabedoria por Neil Gaiman no primeiro volume dos Livros da Magia,
"Ciência é o método de falar sobre o Universo com palavras que o definem numa realidade partilhada; Magia é a arte de falar ao Universo com palavras que Ele não pode ignorar".
E se uma das definições do Druidismo é a prática da intercomunicação entre a humanidade e o Mundo do qual ela faz parte, por essa definição todo Druida é um Mago, formalizando sua prática ou não -- só mais uma citação, esta de Peter Beagle em The Last Unicorn:
"Só para o Mago o mundo é sempre fluido, infinitamente mutável e eternamente novo: só ele conhece o segredo da mudança, só ele sabe que toda coisa anseia por se transformar em outra coisa, e é dessa tensão universal que ele tira seu poder".
Leitor, você ainda é o mesmo que era quando começou a ler isto?
Bendita a Magia, linguagem secreta do Mundo
Benditos os Magos, que por ela falam ao Mundo
Bendito o segredo da Mudança
que mantém o Mundo girando
How To Get Good At Magic – Notes From Bolivia | Solo Show
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Coming to you from the shores of Lake Titicaca! Some lessons on how to get
good at magic, specifically sigil magic, learned on the road in Bolivia.
The sho...
Há um dia
Um comentário:
Não, eu não sou a mesma que era quando comecei a ler estes artigos.
Muito obrigada, Druida.
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