segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Testemunhas


Quem já assistiu ao recém-estreado Animais Fantásticos e Onde Habitam voltou a se expor (ou o fez pela primeira vez) ao universo reripótico e à magia ali encerrada -- mas o que me atraiu a atenção foi o personagem do Jacob Kowalski, o sujeito comum que, ao esbarrar no bruxo/naturalista Newt Scamander, inadvertidamente cruzou o limiar para um aspecto do mundo que poucos conhecem, e acabou completamente fascinado por ele:
"Não, isto não é imaginação minha, sabe, eu não tenho cabeça pra criar coisas como essas"
O que acontece com o sr. Kowalski eu não vou contar, quem quiser que vá ver o filme -- mas o que tenho a dizer é que ele é a mais recente encarnação de um arquétipo fundamental nas histórias de fantasia, o Homem Comum que participa da jornada do Herói e que volta pra contar aos outros aquilo de que se tornou testemunha, e é sobre ele e sua importância que vamos conversar agora.
O exemplo que me vem como sendo o mais antigo é o de Bors, um dos Cavaleiros da Távola Redonda, e um dos três a encontrar o Graal na cidade sagrada de Sarras: quando Galahad é arrebatado em êxtase e cai morto aos pés do Graal, e Percival é iniciado na Companhia do Graal e se torna seu protetor, é a Bors, o mais velho dos três (e o único casado e com filhos), que recai a tarefa de voltar a Camelot e narrar a Artur e à Távola o que testemunhou (e é graças a isso que a história chegou até nós).
No ciclo de Tolkien, temos o heroísmo visível dos guerreiros de Minas Tirith e Rohan contra Sauron e seu exército das trevas, e o menos visível de Frodo em sua jornada de auto-sacrifício para destruir o Anel antes que ele o destrua: mas quem leu direito os livros sabe muito bem que é Sam o verdadeiro centro da história, é pelos olhos arrebatados dele que vemos as maravilhas de Rivendell e Lothlórien e os terrores de Moria e Cirith Ungol, e é ele, que fez a jornada movido apenas pela lealdade, que fica para trás quando os outros seguem para o Oeste além do Mar, para cuidar de sua família, filhos e jardins, e escrever o que viu para preservar a Grande História do fim da Terceira Era.
Dito assim, até parece fácil, não? Basta aguentar até o fim, tentar não morrer no meio do caminho, e você vira o sobrevivente/testemunha, pronto para a fama e a felicidade -- mas existe um risco, algo gravíssimo, pior que a morte, no caminho do candidato a testemunha, e o exemplo clássico está nas crônicas de Nárnia: quem vê Susan, uma das quatro crianças que cruzou o armário para o outro lado, chorando com Lucy a morte de Aslan, ou usando seu arco e flechas na batalha contra a Rainha do Gelo, e por fim se tornando uma rainha em Cair Paravel, mal pode acreditar quando lê, no fim do último livro, a declaração seca e amarga de Peter: "nossa irmã Susan já não é mais uma amiga de Nárnia". O que aconteceu? O pior dos pecados: ela cresceu e se permitiu esquecer tudo o que viu e viveu, a ponto de achar "fofo" que seus irmãos, mesmo crescidos, ainda se lembrem das "brincadeiras" de Nárnia da infância...
Mas isto será possível, dá pra ver uma maravilha do Outro Mundo e chegar a se esquecer dela?
Não é preciso ir muito longe, basta ver o que acontece com os sonhos: quantas vezes você acordou com um sonho absolutamente fantástico que se desintegrou diante dos olhos da mente à medida que a consciência diurna da Alma Oceânica assumia o controle? Nossa percepção, linguagem e filtros culturais nos programam para deixar de lado tudo o que não se conforma à narrativa-padrão, e parte do objetivo de uma Iniciação bem-feita é não apenas dar acesso ao Outro Mundo, mas também treinar a mente a assimilá-lo e integrar devidamente o que foi visto à consciência.
Mas, mais importante que o treinamento, uma certa estrutura de caráter se faz necessária: nos apêndices do Senhor dos Anéis, lemos que Gandalf, após explorar a Terra-Média, começou a estudar os hobbits meio que por curiosidade, e foi ele quem descobriu o grande segredo oculto na natureza hobbítica: aqueles sujeitinhos folgazões, adeptos de boa comida e bebida, camas macias, canções e erva-de-cachimbo, escondiam dentro de si uma resistência inquebrantável que podia, se necessário, permitir a eles passarem sem todos esses pequenos e grandes confortos e suportarem o que fosse preciso enquanto fosse necessário – ele testou algumas famílias hobbits, meio como Mendel fazendo experimentos com ervilhas, até chegar, com Bilbo, à certeza de que sua hipótese estava certa, e isso guiou seus planos para a Terra-Média a partir de então.
E onde nós entramos nisso?
A maioria das pessoas que vem ao Druidismo (ou, como já vimos, que se reconhecem nele) teve uma ou mais experiências do tipo inexplicável, em graus maiores ou menores de maravilhamento, e a exposição às práticas, cerimônias, meditações e histórias abre os portais da Inspiração para eventos ainda maiores; talvez apenas poucos de nós sejamos chamados para os papéis mais heróicos, mas todos nós podemos, ao menos, aspirar a essa mistura de solidez interna e abertura externa que caracteriza as Testemunhas e lhes dá o poder de dedicar suas vidas a passar para a frente o que testemunharam e aprenderam.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

O Novíssimo Testamento

"Deus é um tirano, que criou a humanidade para se divertir atormentando-a sem cessar"
(Clichê. Lugar-comum. Conte outra)
"Deus mora em Bruxelas, é um desmazelado rabugento de roupão & pijama que controla a criação via computador"
(Quêêê, como assim???)
"Deus é um grosseirão sempre mal-humorado, que tiraniza a esposa, nutre ressentimento pelo filho que saiu de casa, e maltrata a filha de 10 anos, que não o suporta mais"
(???!!!???)
"Deus acorda um dia para descobrir que a filha fugiu para o mundo, mandou SMS para todas as pessoas informando exatamente quanto tempo terão de vida, e está recrutando novos apóstolos para escrever o Novíssimo Testamento e refazer o mundo numa versão melhorada"
(.......colapso total.........)
É a reação de quem for ao cinema despreparado para a obra de Jaco van Dormael, o diretor belga a quem a Inspiração tocou de modo tão fulminante - não consigo imaginar o público evangélico assistindo isso sem que suas cabeças explodam de tanta heresia junta...
A premissa central do filme é interessantíssima: como o próprio Deus diz em certa altura, as pessoas se apegam a ele e tentam não desobedecê-lo porque não sabem quando e como vão morrer, então a revelação deste dado crucial acaba libertando-as desse jugo - já que vão morrer numa data prefixada, e não há o que fazer para mudar isso, porque não assumir o controle de suas vidas e escolher livremente o que fazer com o tempo que lhes resta?
O filme se detém nas vidas dos seis escolhidos por Ea, a filha de Deus, para serem os novos apóstolos: vidas tristes e vazias, e no entanto narradas com tanta sensibilidade e compaixão (um deles é "o Assassino" e outro "o Tarado", mas não há como deixar de amá-los depois de os conhecer de perto) que acabam por quase eclipsar o fundo sobrenatural do filme, e é pelo olhar de Ea que essa sensibilidade se expressa.
Deus, pelo contrário, não tem nenhum traço que o redima - indo ao mundo atrás da filha extraviada, trata tudo e todos como o pequeno tirano doméstico que realmente é, e obviamente o mundo e as pessoas retribuem à altura: todas as mesquinhas leis criadas por ele mesmo para atormentar os humanos voltam-se contra ele sem dó, ele sente na carne o que significa ser humano no mundo distópico que criou (exatamente como seu filho rebelde, JC, que por isso mesmo rompeu com o pai), mas não aprende nada com isso.
O segredo do filme, no entanto, está na submissa esposa de Deus: ela tem um passado, e no ponto crítico da história é ela quem faz o que precisa ser feito (os Pagãos que assistirem vão adorar!)
Não sei se foi de propósito, mas essa comédia belga despretensiosa acaba sendo, para quem tem olhos-de-Druida, um retrato extremamente acurado do panorama religioso contemporâneo, e só por isso já merece ser sucesso de público.
E tem Catherine Deneuve.
VÃO VER!!!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Sombra


Já brincaram de fazer sombras à luz de uma vela, naqueles dias chatos em que a rede elétrica falha e a casa entra nas trevas? Supondo que a maioria disse "sim", quem de vocês já procurou na parede a sombra, não da vela, mas da própria chama? Quem usou uma vela para iluminar outra e conseguiu ver um tremular translúcido projetado na parede à volta do pavio?
Tem muita gente, que as redes sociais só tornaram mais visível e dotada de voz, que fala e age como se fosse feita só de "paz e luz" (a senha secreta que os identifica, junto com "gratidão", "gratiluz" e outros bordões similares), gente altamente espiritualizada que quase não toca o chão sob seus alvos pés, e que só desperta de sua beatitude nirvânica para acusar os outros de serem imperfeitos, violentos, carnívoros carniceiros, não-despertos, e outros epítetos desairosos que caem muito mal nos melífluos lábios dessa gente iluminada - em termos junguianos, eles estão em negação total da Sombra, o lado obscuro de todo mundo, recusando-se a verem a si mesmos como sendo feitos de algo que não seja puramente Luz; mas, como vimos acima, se até mesmo o fogo, fonte da luz, não está isento de ter uma sombra, porque estas santas pessoas acham que são exceção?
E se fosse só esse o problema, a presunção cega dessa gente, isso já seria ruim o bastante; mas a maioria desses quase-anjos só consegue se ver assim às custas de projetar a Sombra para fora de si, no mundo e nas pessoas à sua volta, as quais passam a encarnar a escuridão que eles não conseguem admitir em si mesmos - essa tendência acaba "infectando" mesmo as pessoas com uma visão menos exaltada de si, e basta ficar cinco minutos em qualquer discussão política, religiosa, esportiva, social ou sexual para ver cada lado demonizar o outro e se arrogar como o único de posse da razão e da justiça, Sombras rejeitadas atacando ferozmente outras Sombras deserdadas...
Minha posição a respeito? Quem acompanhou as 30 Semanas para Endovélico viu que Ele não apenas transita entre opostos (Vida/Morte, saúde/doença, sono/vigília) mas que ele responde à oposição acrescentando um terceiro termo (Caminho, cura, sonho) que vai além do pensamento binário e reintegra os opostos antes irreconciliáveis.
Quem assistiu The Dark Crystal tem na cena final, a reunificação dos Skeksis e os urRu na unidade original dos urSkeks, a mais perfeita imagem do processo:



a Sombra, originalmente rejeitada ao ponto da projeção como sendo Outra, não é destruída como se esperaria, mas sim reintegrada ao Todo do qual sempre fez parte.
Pra essa gente que tem horror da Escuridão, meu desafio: tentem dormir de luz acesa por 1 semana, e vejam se já na terceira noite não estão prontos a recebê-la de braços abertos, entendendo melhor seu lugar na ordem das coisas e tentem, se puderem, extrapolar o exemplo da escuridão exterior para a Escuridão interior.