"Deus é um tirano, que criou a humanidade para se divertir atormentando-a sem cessar" (Clichê. Lugar-comum. Conte outra) "Deus mora em Bruxelas, é um desmazelado rabugento de roupão & pijama que controla a criação via computador" (Quêêê, como assim???) "Deus é um grosseirão sempre mal-humorado, que tiraniza a esposa, nutre ressentimento pelo filho que saiu de casa, e maltrata a filha de 10 anos, que não o suporta mais" (???!!!???) "Deus acorda um dia para descobrir que a filha fugiu para o mundo, mandou SMS para todas as pessoas informando exatamente quanto tempo terão de vida, e está recrutando novos apóstolos para escrever o Novíssimo Testamento e refazer o mundo numa versão melhorada" (.......colapso total.........) É a reação de quem for ao cinema despreparado para a obra de Jaco van Dormael, o diretor belga a quem a Inspiração tocou de modo tão fulminante - não consigo imaginar o público evangélico assistindo isso sem que suas cabeças explodam de tanta heresia junta... A premissa central do filme é interessantíssima: como o próprio Deus diz em certa altura, as pessoas se apegam a ele e tentam não desobedecê-lo porque não sabem quando e como vão morrer, então a revelação deste dado crucial acaba libertando-as desse jugo - já que vão morrer numa data prefixada, e não há o que fazer para mudar isso, porque não assumir o controle de suas vidas e escolher livremente o que fazer com o tempo que lhes resta? O filme se detém nas vidas dos seis escolhidos por Ea, a filha de Deus, para serem os novos apóstolos: vidas tristes e vazias, e no entanto narradas com tanta sensibilidade e compaixão (um deles é "o Assassino" e outro "o Tarado", mas não há como deixar de amá-los depois de os conhecer de perto) que acabam por quase eclipsar o fundo sobrenatural do filme, e é pelo olhar de Ea que essa sensibilidade se expressa. Deus, pelo contrário, não tem nenhum traço que o redima - indo ao mundo atrás da filha extraviada, trata tudo e todos como o pequeno tirano doméstico que realmente é, e obviamente o mundo e as pessoas retribuem à altura: todas as mesquinhas leis criadas por ele mesmo para atormentar os humanos voltam-se contra ele sem dó, ele sente na carne o que significa ser humano no mundo distópico que criou (exatamente como seu filho rebelde, JC, que por isso mesmo rompeu com o pai), mas não aprende nada com isso. O segredo do filme, no entanto, está na submissa esposa de Deus: ela tem um passado, e no ponto crítico da história é ela quem faz o que precisa ser feito (os Pagãos que assistirem vão adorar!) Não sei se foi de propósito, mas essa comédia belga despretensiosa acaba sendo, para quem tem olhos-de-Druida, um retrato extremamente acurado do panorama religioso contemporâneo, e só por isso já merece ser sucesso de público. E tem Catherine Deneuve. VÃO VER!!!
Já brincaram de fazer sombras à luz de uma vela, naqueles dias chatos em que a rede elétrica falha e a casa entra nas trevas? Supondo que a maioria disse "sim", quem de vocês já procurou na parede a sombra, não da vela, mas da própria chama? Quem usou uma vela para iluminar outra e conseguiu ver um tremular translúcido projetado na parede à volta do pavio?
Tem muita gente, que as redes sociais só tornaram mais visível e dotada de voz, que fala e age como se fosse feita só de "paz e luz" (a senha secreta que os identifica, junto com "gratidão", "gratiluz" e outros bordões similares), gente altamente espiritualizada que quase não toca o chão sob seus alvos pés, e que só desperta de sua beatitude nirvânica para acusar os outros de serem imperfeitos, violentos, carnívoros carniceiros, não-despertos, e outros epítetos desairosos que caem muito mal nos melífluos lábios dessa gente iluminada - em termos junguianos, eles estão em negação total da Sombra, o lado obscuro de todo mundo, recusando-se a verem a si mesmos como sendo feitos de algo que não seja puramente Luz; mas, como vimos acima, se até mesmo o fogo, fonte da luz, não está isento de ter uma sombra, porque estas santas pessoas acham que são exceção?
E se fosse só esse o problema, a presunção cega dessa gente, isso já seria ruim o bastante; mas a maioria desses quase-anjos só consegue se ver assim às custas de projetar a Sombra para fora de si, no mundo e nas pessoas à sua volta, as quais passam a encarnar a escuridão que eles não conseguem admitir em si mesmos - essa tendência acaba "infectando" mesmo as pessoas com uma visão menos exaltada de si, e basta ficar cinco minutos em qualquer discussão política, religiosa, esportiva, social ou sexual para ver cada lado demonizar o outro e se arrogar como o único de posse da razão e da justiça, Sombras rejeitadas atacando ferozmente outras Sombras deserdadas...
Minha posição a respeito? Quem acompanhou as 30 Semanas para Endovélico viu que Ele não apenas transita entre opostos (Vida/Morte, saúde/doença, sono/vigília) mas que ele responde à oposição acrescentando um terceiro termo (Caminho, cura, sonho) que vai além do pensamento binário e reintegra os opostos antes irreconciliáveis.
Quem assistiu The Dark Crystal tem na cena final, a reunificação dos Skeksis e os urRu na unidade original dos urSkeks, a mais perfeita imagem do processo:
a Sombra, originalmente rejeitada ao ponto da projeção como sendo Outra, não é destruída como se esperaria, mas sim reintegrada ao Todo do qual sempre fez parte.
Pra essa gente que tem horror da Escuridão, meu desafio: tentem dormir de luz acesa por 1 semana, e vejam se já na terceira noite não estão prontos a recebê-la de braços abertos, entendendo melhor seu lugar na ordem das coisas e tentem, se puderem, extrapolar o exemplo da escuridão exterior para a Escuridão interior.
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Estudando as coisas druídicas há um bocado de tempo, membro e co-fundador do Ramo de Prata, membro do Ramo de Carvalho (SP), associado à ADF, prestando atenção aos ventos da ciber-floresta