segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Endovélico, Semana 15: Aspectos Mundanos



Um ponto presente nas fés pagãs como um todo é a crença na imanência divina, ou seja, na presença ativa das Divindades no mundo, diferente da visão monoteísta de um deus transcendente habitando um plano superior e vendo o mundo do lado de fora; os Deuses antigos habitam tanto o mundo natural e seus sempre variados fenõmenos quanto as culturas humanas em suas inúmeras manifestações.
No caso de Endovélico, cujos títulos incluem "presentíssimo", está claro que ele nunca está longe daqui, nem mesmo quando assume a face do Muito Negro e se torna o Senhor do Reino dos Mortos -- mas ele pode ser contatado sem ser por meio das devoções em seus altares domésticos? Qual é o aspecto mundano da sua presença?
Em nossa sociedade, a face do Curador é a mais fácil de encontrar, e não digo apenas nos hospitais, pronto-socorros e faculdades de medicina: qualquer um que faça uma infusão de canela com mel para tratar um resfriado está expressando a natureza do deus em suas ações sem necessidade de títulos oficiais ou ritos iniciáticos. A grande variedade de revistas, sites e programas dedicados à saúde, a onipresença das academias de ginástica, todos esses canais estão transmitindo a sua influência à sociedade como um todo, e as pessoas nem se dão conta disso.
A face do Oráculo é mais restrita, e não me ocorrem outros exemplos além dos consultórios de psicoterapia, em especial das vertentes que rrabalham com os sonhos.
Quanto ao Psicopompo/Senhor dos Mortos, o tabu da morte ainda impede a sua presença de modo mais direto do que em clínicas para pacientes terminais, velórios, necrotérios e cemitérios, e uma necessidade de nossa cultura é restaurar a posição da Morte como um fato a ser recebido com dignidade e serenidade, não um terror ao qual esconder sob o tapete e fingir que é algo que só acontece aos outros.
Agora que viram como é fácil encontrar os Deuses, vão procurar por aí e vejam a quem encontram no caminho...


Nenhum comentário: