terça-feira, 6 de setembro de 2022

30DV - Olfato & Paladar


A maioria das pessoas já comeu amoras alguma vez, e o gosto muito doce mas tambem azedinho, algo rústico, que as caracteriza lhes é familiar; dessas, poucas tem alguma noção do cheiro de amoras caídas no chão e esmagadas sob os pés de quem passou por lá e/ou parou para colher algumas, é indescritível e, para mim, é um dos cheiros que define a Primavera; mas a maioria das pessoas não saberia descrever o aroma e o sabor das folhas da amoreira, frescas ou num chá, e até ontem eu me incluía entre essas, então tomei providências para remediar essa ignorância básica. 
Tendo colhido 5 folhas de tamanho médio, ao voltar para casa ontem à noite, eu as lavei com cuidado, sequei de leve, e comi uma ponta de folha, a qual, surpreendendo absolutamente ninguém, tinha cheiro e gosto de folha...então fervi 2 xícaras de água, tirei do fogo, acrescentei as folhas de amoreira, cobri, e após 30 minutos coei e provei: um gosto extremamente sutil e impalpável, levemente doce e ao mesmo tempo discretamente amargo; hoje de manhã tomei a xícara remanescente, onde as folhas ficaram curtindo durante a noite, e odor e sabor estavam minimamente acentuados em relação à dose anterior.
A experiência foi interessante, serviu para reforçar os vínculos com a amoreira, mas me pergunto se usar as folhas secas, ou talvez uma quantidade maior, faça alguma diferença, e desde que haverá um dia do Desafio dedicado ao chá, tentaremos variar pra ver o que acontece. 

Nenhum comentário: