domingo, 1 de fevereiro de 2015

Endovélico, Semana 30: Conselhos

Ao longo destas 30 semanas, tentei passar algo da natureza de Endovélico, meu padroeiro, e é possível que, a essa altura, alguns  dos que leram isto tenham tido uma reação de reconhecimento após o impacto do primeiro contato, quem sabe até mesmo algo como um chamado à ação -- e agora, o que fazer? Como dar os primeiros passos na trilha do santuário do Muito-Bom?
Eu começaria bem devagar, sem pressa, sem a obrigação de ter tudo perfeito desde o primeiro dia de devoção; isso incluiria até mesmo uma advertência para não fazer nenhum juramento ou consagração ao serviço dele nesta fase, que deveria ser puramente exploratória.
Primeiramente, muita leitura e pesquisa: eu mencionei vários autores, livros e sites, inclusive com os links, e é sempre bom ir atrás de informação confiável, sem delírios esquizotéricos ou charlatanice deslavada.
Junto com o estudo, que pode ocupar semanas ou meses, pode-se iniciar uma prática devocional simples, talvez uma oração pela manhã, oferendas simples como pão e vinho, um altar mesmo que sem imagens ou símbolos; o objetivo é iniciar uma aproximação a ele, uma intenção de tentar entendê-lo e criar um relacionamento -- uma oração do tipo "eu ainda não o conheço bem, mas por favor aceite minhas oferendas, e deixe-me conhecê-lo melhor", ou algo parecido, seria adequada à ocasião.
Preste atenção, ao longo do dia, nos presságios e eventos inusitados que ocorram, e anote cada sonho que tiver, mesmo que não pareçam fazer sentido, porque é aí que as respostas dele às suas invocações poderão  ser encontradas.
Se você fizer isso por algumas semanas, ou um contato mais direto ou uma certeza crescente de que esse não é o seu caminho vão se manifestar, e então aja de acordo com a resposta; talvez aí seja a ocasião para tentar a meditação visionária da semana passada, e prestar muita atenção nas imagens que surjam durante a visão.
Se chegar à conclusão de que este não é o seu caminho, despeça-se dele com uma última oferenda e agradecimentos; se descobrir que está se sentindo em casa com esse relacionamento, agradeça a ele por isso e aí, se quiser, faça um rito de dedicação a ele agora (nada muito elaborado, apenas declare sua intenção de se ligar a ele de modo mais comprometido), e seja bem-vindo à crescente congregação dos seus devotos!
Que estas Semanas de Endovélico lhes sejam benéficas!
Bênçãos dos Deuses e não-Deuses aos que lêem isto!


Nenhum comentário: