Esta é a semana das similaridades, semelhanças e "coincidências", os muitos modos pelos quais as Divindades ecoam e reverberam umas às outras.
Já vimos os muitos traços em comum entre Ategina e Prosérpina/Perséfone nas semanas anteriores, devidamente atestados pela interpretatio romana, e mencionei de passagem o mito da descida de Inanna ao Reino dos Mortos sumeriano em busca de seu consorte Dumuzi e das provações pelas quais Ela passou até ascender triunfante de Sua jornada.
Eis que Dumuzi, em algumas versões, foi morto caçando um javali, similarmente não apenas a Endovélico mas também ao Adônis grego, pranteado por Afrodite (mas aqui, ao invés de ir atrás dele no Hades, a Deusa resignada cria uma nova flor com o sangue derramado sobre o solo, um renascimento mais simbólico que literal).
E me ocorre pensar na clássica balada escocesa de Tam Lin, onde ele é prisioneiro do Povo das Fadas e a jovem Janet precisa cumprir uma série de desafios para, no fim, conseguir resgatá-lo.
E também me veio o mito de Psique, que cumpriu outra série de tarefas impossíveis, incluindo descer ao Hades (não para resgatar Eros, que não estava lá, mas sim para levar um pouco da beleza de Perséfone para Afrodite) para se reencontrar com seu amado.
E se alguém tiver outra sugestão, agradeço.
The power of community to effect change
-
Find the course at: https://philipcarr-gomm.teachable.com… Join Tea with a
Druid join a worldwide community of like-minded people interested in
nature-ba...
Há um dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário