segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Ategina, Semana 27: Enganos

Reavaliando o meu culto às Divindades celtolusitanas, vejo um erro de abordagem já no princípio, que está sendo corrigido pela crescente aproximação a Ategina.
Como disse antes, minha devoção quase exclusiva a Endovélico deixava os outros Numes em segundo plano, menções honrosas num culto para todos os efeitos henoteísta; nas cada vez menos raras ocasiões em que eu sentia o impulso para ampliar o foco e adotar (ou ser adotado) por uma outra Divindade padroeira, Ategina era a que primeiro aparecia diante de mim -- para ser imediatamente negada, sob o pretexto de que isso ficava com cara do par Deus&Deusa da Wicca (...) e não podia ser um chamado legítimo.
Mas as evidências se impõem à razão,  após serem inquestionavelmente aceitas pela intuição, e assim Ela veio para ficar.
E desde então, cada vez mais eu me convenço de que a devoção a um padroeiro específico é uma atitude arriscada por ser desequilibrada a longo prazo, tendendo a levar a uma identificação unilateral e possívelmente patológica com os arquétipos associados à Divindade em questão; o pareamento com outra Divindade tende a flexibilizar essa identificação por oferecer aspectos complementares e harmônicos à consciência do devoto, para sua saúde psíquica e espiritual.
"Coincidentemente", como dizem os profanos, semana passada eu conversava com uma pessoa do meio Pagão que estava justamente apresentando essa identificação excessiva com a sua Padroeira, e me veio a intuição de sugerir a ela incluir a devoção a outra Divindade que é tradicionalmente considerada sua consorte, com atributos praticamente opostos agindo para equilibrar as influências espirituais e psicológicas sobre ela, que disse que iria tentar.
Pode ser o meu lado libriano, eu sei, mas cada vez mais eu me inclino a recomendar a devoção a pares Divinos (que não precisam ser amantes: irmãos como Aengus e Brighid ou Modron como mãe de Mabon também valem), e agradeço a Ategina por me revelar isto e trazer mais harmonia à minha vida.

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